Por Thaís Nicoleti
“A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.

Por hora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.”

“Por hora” é diferente de “por ora”. “Hora”, com h, é um intervalo de 60 minutos, enquanto “ora” equivale a “agora” ou “neste momento”. É a forma “ora” que integra a expressão “por ora”, equivalente a “por enquanto”.

Pode-se dizer, por exemplo, que um empregado recebe certa quantia por hora de trabalho. Nesse caso, estamos fazendo referência ao intervalo de 60 minutos. Isso é muito diferente de dizer, por exemplo, que, por ora, nada foi definido.

Veja alguns usos da palavra “ora”:

1. Os alunos que ora estão aqui devem preencher o formulário.

Nessa construção, “ora” é advérbio e significa “agora, neste momento”.

2. Ora é gentil, ora é rude. Seu comportamento varia muito.

No período acima, “ora” tem valor de conjunção. Trata-se do par correlativo ora… ora, que indica alternância.

Como interjeição, pode aparecer em frases do tipo

3. Ora, não me venha com essa!

Abaixo, a correção do fragmento que encabeça este texto:

A Ford não irá renovar o EcoSport à toa. Em alta, o mercado de jipinhos urbanos ganhou novos concorrentes em pouco tempo.

Por ora, os principais rivais que a próxima geração do Ford encontrará pela frente são Citroën Aircross e Renault Duster, que marcaram a estreia das montadoras francesas nessa briga.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/por-hora-e-diferente-de-por-ora.jhtm