O Brasil vai bem, obrigado. Nunca, na minha opinião, a democracia foi tão exercida como está sendo agora com esses garotos. Vandalismo é outra coisa e não é maioria neste momento. O vandalismo, neste momento, é minoria infinitamente desprezível.

Uma coisa muito interessante nesses movimentos é que desta vez não temos uma emissora de TV convocando o povo. Não temos sindicatos de aluguel nem tampouco partido de aluguel direcionando essa gente. Muitos acham que por não haver um sindicato ou partido político envolvido, isso põe em xeque a democracia. Eita, maldita vida de gado onde só se pode ir até o horizonte se um boiadeiro nos servir de guia! A velha fórmula. Todos estamos cansados da velha fórmula! Isso não muda, não? Se esses jovens não querem partidos nem sindicatos algo está errado.

Mas a democracia vai bem, obrigado. O que não vai bem é a falsa democracia brasileira. Vejamos se estou errado. Digamos que o poder Executivo tem minoria no Congresso. Qual é a solução democrática? Dialogar com a oposição ou comprar os votos dela? Qual das opções os políticos brasileiros estão escolhendo? Se determinada matéria deve ser votada hoje e o Poder Executivo percebe que vai perder ele tem duas opções: convencer-se de que na democracia não se ganha sempre e votar a matéria assim mesmo ou obstruir a votação e, através de troca de favores, convencer a oposição a votar a matéria noutro momento quando tudo estiver de acordo com os interesses do executivo. O que se faz atualmente no Brasil? A nomeação dos ministros dos tribunais superiores atualmente segue o critério do que é melhor para o Brasil ou  critério do que é melhor para os amigos? Se um simples mortal do povo quer concorrer a uma eleição, vocês acham que ele consegue? Tente se candidatar a vereador e você verá qual será a sua chance. Eu estou falando na chance de ser CANDIDATO. Só CANDIDATO. Vencer é outra coisa.

Essas são questões que se resolvidas podem ajudar a interpretar não só a atual democracia brasileira, mas também essas manifestações por todo o país. O Brasil vai bem, obrigado. Suas instituições democráticas é que estão devendo uma resposta ao povo. A democracia vai bem, obrigado. O que não vai bem é a maneira imoral de se exercê-la no Brasil, não por parte do povo, mas por parte daqueles profissionais de beira de cais.

Vanraz