Falta de determinador pode ser o sinal da falta do artigo “a”.

Prefeito corrupto está sujeito a multa. (não há crase, há apenas preposição: multa sem determinador)

Prefeito corrupto está sujeito à multa de 150 reais. (há crase, está determinada a multa, então há artigo definido)

Ensino a distância. (não há crase, pois é apenas preposição)

O prefeito mora à distância de 75 quilômetros da cidade. (há crase; pois se a distância está determinada, haverá artigo definido)

Observe: Ele mora a 75 quilômetros daqui. (não há crase)

                  A água ferve a 100 graus. (não há crase)

 

O uso da crase antes de pronomes possessivos femininos é facultativo:

Eu disse à minha mãe que voltarei. (preposição “a” + artigo “a”)

Eu disse a minha mãe que voltarei. (apenas preposição)

 

Eu posso dizer “Minha mãe esteve aqui” ou com artigo “A minha mãe esteve aqui”, por isso facultativa.

Antes de pronomes de tratamento:

Pedir auxílio a Nossa Senhora não há crase, não.

E pedindo perdão a Vossa Senhoria, Vossa Excelência, você, etc., também não há.

Não há crase antes das formas de tratamento porque não há o artigo “a”

 

Também é facultativo o uso da crase ao se endereçar uma carta:

À Madalena (preposição “a” + artigo “a”)

A Madalena (apenas preposição)

Ao Paulo (preposição “a” + artigo “o”)

A Paulo (sem crase, é claro)

 

Dias da semana, do mês e horas:

Inscrições abertas de segunda a sexta-feira. (apenas preposição, se antes de “segunda” só há a preposição “de”, antes de sexta só haverá preposição “a”)

Aberto da segunda à sexta-feira. (preposição “a” + artigo “a”, porque temos preposição “de” mais artigo “a” formando o “da” antes de “segunda”, então antes de sexta: “a” mais “a”. Por isso a crase)

Fechado da 3ª à 5ª. (preposição “a” + artigo “a”)

(não se esqueça de que sábado e domingo são dias masculinos, portanto sem crase)

De 10 a 20 de março. (apenas preposição)

Das 10 às 20 horas. (preposição “a” + artigo “a(s). Das 10 ao meio dia.

Abriremos às 22h30.(preposição “a” + artigo “a(s)”. Abriremos ao meio dia.

Se puder usar “ao meio dia”, então há crase.

 

Pode ocorrer crase antes de palavras masculinas apenas quando subentendida a palavra moda:

Bigodes à Hitler. (à moda)

Cabelos à Príncipe Danilo. (à moda)

Filé à Santos Dumont. (à moda

Escrito por sergio.labruna